segunda-feira, 12 de maio de 2008

Readaptação da história da serpente

Dizem que havia uma serpente muito feroz que botava medo em todos os outros animais da floresta em que vivia. Mordia todos que passavam por ela só para ter o prazer de vê-los gemer de dor.
Um belo dia ela repensou sua vida, viu que quase não tinha amigos, estava se sentido solitária, então resolveu mudar de comportamento. Comprou umas flores e ficou esperando passar o primeiro animal a fim de pedir desculpas pelas maldades cometida no passado e ofertar as flores.
Acontece que o primeiro animal que passou por ela, fazia parte de um grupo que resolvera se prevenir contra os ataques da mesma. Resultado, quando a serpente avistou o animal veio toda contente ao seu encontro com as flores na boca; como o animal já estava prevenido, pegou o pedaço de pau que trazia consigo e deitou-lhe pancada, a pobre da serpente que estava cheia de boas intenções ficou muito assustada pensando que o mundo era mal e que estava cometendo um erro ao tentar mudar de comportamento, acreditou que o melhor mesmo era continuar como era antes, pelo menos assim ela continuaria temida e não seria agredida por mais ninguém.

Moral da história:

É muito difícil acreditar em alguém que pelas ações cometidas no cotidiano deixa marcas negativas registradas no diário da vida. Apesar de todos terem o direito de querer mudar de comportamento devem ter o cuidado de dar tempo para que as pessoas que os cercam certifiquem-se da sinceridade da proposta.

Podemos contextualizar esta fábula para compreender que o nosso passado sempre estará inserido no alicerce de nossas vidas, e que, o nosso presente além de sedimentar nosso futuro, também se encarrega de nos obrigar a arcar com as conseqüências de nossas ações passadas.
Ainda que no momento estejamos sendo incompreendidos, nunca devemos desistir de nossos objetivos. É melhor lamentarmos pelo que tentamos e não conseguimos, do que não conseguirmos por que deixamos de tentar.

Nenhum comentário: